sexta-feira, 1 de março de 2013

Trabalhando sobre o bullying


Olá! Como prometi, deixarei aqui mais uma sugestão para trabalhar o bullying com as crianças de maneira bem divertida, sem usar livros específicos para tal assunto.

Sugiro dois livros, onde um deles é a continuação do outro: "A Vaca que botou um ovo" e "A Primeira semana na escola de vacas", ambos de Andy Cutbill.

O primeiro fala sobre Mimosa: uma vaca que não tinha as habilidades que as outras vacas tinham e, por isso, sentia-se muito triste e rejeitada. Foi aí que as galinhas "bolaram" um plano para que ela se sentisse feliz... E Mimosa ganhou o mundooo!!!


Com esse livro, podemos trabalhar a diversidade, falando com os alunos sobre o jeito de cada um; como somos diferentes em nossas habilidades e na maneira que pensamos e agimos.


O segundo livro é a continuação da história acima. Fala sobre a primeira semana de Dayse, a filhinha de Mimosa, em sua escola. Lá, ela sofre bullying porque não sabe fazer as mesmas coisas que as colegas fazem. Até que um dia, as galinhas, novamente, criam um jeito de Dayse se sentir muito especial... Para isso, elas contam com a ajuda da professora dela.


Este livro mostra como o bullying escolar pode trazer malefícios à vida da criança. De modo fácil, divertido e colorido, a história pode ser um "gancho" para o assunto em sala de aula.


Espero que aproveitem a nova dica! Até a próxima!!!


2 comentários:

  1. Seguindo a sua sugestão li hoje com meus alunos "A Vaca que botou um ovo" e amanhã pretendo ler o outro, eles adoraram obrigada pela dica. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que bom que eles gostaram, Ana! bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu recado!