sexta-feira, 11 de março de 2016

Família: um amor pra toda vida


Olá!
Esta semana, estou trabalhando sobre a família com meus alunos. E, como sempre, selecionei alguns livrinhos com o tema, incentivando o hábito de leitura da minha nova turminha de 3º ano.
Vamos conhecer cada um deles?

1 - "O Grande e Maravilhoso Livro das Famílias", de Mary Hoffman e Ros Asquith.


O livrinho de tamanho grande tem ilustrações bem coloridas e divertidas de variadas famílias. É muito bom que a criança se identifique como parte de sua família e perceba que nem todas as casas possuem o modelo familiar tradicional.



2 - "Família Alegria", de Cristina Villaça


Nuno e Nina moram numa casa muito bonita e cheia de gente, onde também vivem pai e mãe, avô e avó, bichos e várias outras coisas bacanas. A casa toda é como um ninho, e o livro mostra aos pequenos leitores vários tipos de casas e de ninhos mundo afora. Alguns parecidos, outros muito diferentes do espaço que acolhe a Família Alegria. Entre as 'casas', a toca do tatu, a areia do siri, pessoas que moram na roça, na vila, na taba e na praia. Até quem não tem onde morar. Dirigido aos pequenos leitores, este livro empreende uma viagem porta adentro de casas as mais diversas. Assim, procura estimular os pequenos a refletir sobre questões do dia a dia, presentes na construção da cidadania.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/p/familia-alegria-29182553




3 - "Cada um mora onde pode", de Ziraldo


Brincando com letras e frutos neste livro colorido e engraçado, o bichinho da maçã mostra a morada dos seus amiguinhos, mas conclui que melhor mesmo é a sua própria casinha.

4 - "Esta casa é minha!", de Ana Maria Machado

Paula e Beto são crianças de apartamento que um dia passam a desfrutar de uma casa de praia com quintal. Só que os adultos logo 'urbanizam' o lugar - limpam o mato, cimentam o chão para a churrasqueira, botam luz no jardim e no quintal. Com isso, afugentam o que há de melhor - a natureza, com toda a sua exuberância.
Vocês podem pedir pra que eles desenhem suas casas e façam suas famílias. Também podem usar origami para confeccionarem as casinhas... Eles gostam muito! Vejam alguns modelos:
                         

Espero que aproveitem as sugestões!
Até a próxima!
Curta a página do Fazendo Leitura no Facebook:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado!